Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NO BRASIL: UM DEBATE PERMANENTE

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A pretensão deste estudo é debater as possibilidades de uma educação democrática no atual cenário brasileiro. Constitui-se de um trabalho de elaboração teórica, de natureza bibliográfica, buscando uma abordagem dialética de interpretação, uma vez que busca compreender o sistema educacional no movimento histórico e social. A relação entre educação e democracia é uma discussão antiga e recorrente, amparada nos princípios republicanos da modernidade e na consolidação dos sistemas nacionais de ensino. Entretanto, no caso específico do Brasil apresenta inúmeros desafios, desde os problemas de acesso ao ensino formal até as dificuldades que tratam da apreensão particular do conhecimento. Estas dificuldades estão ainda mais explícitas na atualidade, percebidas pelas investidas antidemocráticas em curso. O texto inicia com a discussão do conceito de democracia e reflete sobre as possibilidades de consolidação de um projeto democrático numa sociedade dividida por interesses antagônicos. Na sequência discorre sobre o panorama educacional brasileiro buscando problematizar os princípios e fins educacionais anunciados na Lei de Diretrizes e Bases de Educação de 1996, relacionando-os com as condições objetivas do atual modo de reprodução social. Observamos contradições entre os princípios da liberdade e os ideais de solidariedade, bem como na capacidade de se materializar uma formação integral, finalidade explicitada em vista de garantir cidadania e qualificação para o trabalho. Porém, justamente pelos limites e dificuldades encontrados no atual contexto entendemos como primordial o debate em torno deste tema, considerando-o como elemento formativo para o exercício democrático. Para além do debate entendemos que o mais necessário é a ação prática no cenário das lutas em defesa da escola pública de qualidade.

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