A Educação Ambiental – EA é considerada uma grande contribuição educacional da contemporaneidade. Vinculada à busca das possíveis soluções dos problemas ambientais e às condições dignas de vida, caracteriza-se em seu processo pedagógico como educação política por ser questionadora e inovadora quando inter-relaciona as temáticas ambientais às do cotidiano. Nesse sentido, favorece possibilidades de ir além do âmbito escolar, no que tange a inclusão da temática ambiental de maneira mais específica no contexto do ensino religioso. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da práxis de uma EA que complemente e valorize a dimensão espiritual. O incentivo para a inclusão da EA no conteúdo doutrinário, evangélico é trabalhar temas, questões e conflitos num processo de ensino-aprendizagem em forma de projeto como proposta renovadora para uma prática de ensino mais adequada e integrada à categoria infanto-juvenil. O desenvolvimento do novo processo metodológico supõe uma revolução na própria Instituição devendo-se levar em consideração a identidade institucional, sua comunidade e particularidades locais e regionais para elaboração de seu Projeto Político Pedagógico. Desta forma, que a dimensão básica do projeto seja a disponibilização da informação ambiental podendo desenvolver atividades diversas de EA tais como: seminários, oficinas, campanhas, passeios, numa perspectiva articuladora e integradora que propicie o desenvolvimento ético, moral, espiritual e intelectual de jovens e crianças. Este processo como um campo de experimentação deu-se na Associação Espírita Obreiros da Vida Eterna, localizada no município do Natal, no Rio Grande do Norte por meio do “Projeto Berçário: plantando a semente” que num primeiro momento demonstrou-se positivo, por conceber resultados adquiridos pelo conhecimento e conscientização de novas visões de mundo, no sentido de valores de forma comportamental. Destarte, este projeto evidencia que é possível trabalhar a EA em instituições religiosas por assim transcender o campo teórico e apresentar relato de experiência descrita. Outro aspecto que caracteriza a plenitude deste trabalho é o envolvimento e a participação da família no processo de planejamento das atividades envolvidas e, com isso, obviamente esse universo se amplia promovendo a expansão da experiência em foco e valorizando a convivência fraterna tornando-se assim, fonte de embasamento a todos os profissionais de educação.