FERREIRA, Rafaela Cicera et al.. A relevância do professor humanizado em sala de aula. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20077>. Acesso em: 23/12/2024 03:59
Falar sobre as dificuldades de aprendizagem é algo recorrente nas escolas, existindo uma necessidade de considerar inúmeros fatores atuantes, como: falta de metodologia e didática dos professores, pouco interesse dos alunos, entre outros. Apesar de existirem vários profissionais envolvidos nesse processo é dado ao docente, pela sua experiência adquirida em sala de aula, um fundamental papel para a detecção de problemas e encontrar soluções para as dificuldades dos discentes. Partimos da ideia de que o processo de ensino-aprendizagem está atrelado não apenas à formação técnica, metodológica, mas também a sua formação humana. Esta pesquisa teve como finalidade inquirir os principais motivos que levaram às possíveis dificuldades na aprendizagem da Física por alunos do Curso de Licenciatura de uma Universidade do Agreste Pernambucano, assim como trazer métodos para a superação dos específicos problemas que citaremos durante a discussão. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário, onde os alunos responderam de acordo com a vivência com seus educadores, levando como relevância a metodologia e didática dos docentes. Dos resultados obtidos podemos perceber que a maior parte dos alunos tem dificuldades de aprendizagem devido à metodologia inadequada do professor e que acabam estudando sozinhos para diminuir as mesmas. Apontaram, ainda, que quando professores estarão atentos para suprir as necessidades dos alunos, trazendo para sala de aula uma metodologia diferenciada e tendo um olhar mais humano.