O presente trabalho aborda a ideia de que o professor possa desenvolver a sua capacidade reflexiva sobre sua prática. Dessa forma, objetivou-se analisar práticas pedagógicas construídas por professores do Ensino Superior que sinalizam a mobilização do pensamento pedagógico reflexivo em seu contexto de atuação. Para isso, realizamos um estudo bibliográfico baseado em autores que discutem o tema em questão e uma pesquisa qualitativa, adotando como procedimento metodológico a observação e o questionário junto aos docentes que lecionam em Universidades e Instituto Federal do Estado de Pernambuco. A análise e discussão dos dados permite fazermos considerações que os docentes do Ensino Superior observados, em determinados aspectos demonstraram desenvolver uma prática reflexiva em suas aulas e que buscam avaliar suas práticas de forma a melhorá-las. O que implica um desempenho docente cada vez mais consciente, buscando uma educação transformadora. Têm-se como considerações finais que o professor reflexivo deve estar alicerçado em atribuições que compreendam a correlação entre teoria e prática, pois estão envolvidos num processo investigativo, não só tentando entender-se a si próprios como professores, mas também procurando melhorar sua maneira de ensinar.