Este trabalho visa apresentar algumas questões e reflexões referentes ao município de Santo Amaro – MA, que se encontra entre os 30 municípios de Menor Índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão (IDH). Estas questões foram pensadas a partir desta realidade de disparidades sociais presentes na região e estão inseridas em um projeto maior, de extensão, que tem como finalidade, propor mudanças que consideramos fundamentais e necessárias para a educação, almejando incidir sobre os indicadores sociais presentes no munícipio. Para isso, nos baseamos na afirmação da Gestão Escolar Democrática para importância e edificação do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas municipais de Santo Amaro, uma vez que a realidade educacional encontrada é preocupante; tendo em vista, a formação dos gestores e demais colaboradores, além da ausência do PPP nas escolas. Portanto, para entender os limites e as possibilidades de mudanças é necessário conhecer o sistema, as políticas educacionais e a realidade escolar no seu contexto concreto. A Gestão Escolar Democrática será concebida na expectativa da participação de todos os envolvidos no processo educacional e, de forma mais específica, na preparação do PPP. Desenvolvendo novos métodos de trabalho por meio da formação dos seus gestores, preocupação com as políticas pedagógicas e uma maior inclusão da comunidade na gestão educativa. Nesse sentido, buscaram-se as referências que comprovam a importância de possuir um PPP com a efetivação de uma Gestão Democrática. Ao final, apresentamos alguns pontos que sugerem como contribuir com o sucesso do processo de ensino e aprendizagem do município de Santo Amaro - MA.