Introdução: Educação em saúde é um processo contínuo e permanente que tem por objetivo tornar o indivíduo responsável por sua saúde através da conscientização crítica individual e coletiva das questões relativas à saúde. O uso de vídeos educativos dinamizam o aprendizado e facilitam a compreensão e a propagação do conhecimento de forma rápida, não necessitando muitas vezes que o individuo tenha alto nível de instrução. Entendendo a responsabilidade social perante a população e a crescente atuação da Fisioterapia na promoção da saúde, em 2010 foi criado o Programa de Promoção da Saúde (Prosa) de cunho extensionista da Universidade Federal do Ceará, onde através das ações extensionistas e da interação com outras disciplinas e profissionais permite agregar saberes possibilitando a interdisciplinaridade, processo tão importante na criação de vínculos entre profissões com objetivos comuns. A construção de um canal educativo no YouTube foi uma iniciativa para facilitar a difusão da educação em saúde, de forma a possibilitar que o maior número de indivíduos sejam alcançados pelas informações.
Objetivo: Relatar a experiência da construção de um canal no YouTube sobre educação em saúde, elaborado pelo Programa de Promoção da Saúde da Universidade Federal do Ceará.
Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da prática extensionitsa discente do tipo desenvolvimento de tecnologia educativa, sobre o processo de construção de um canal educativo utilizando a plataforma virtual do YouTube, com o intuito de difundir conhecimentos pertinentes a educação, contribuindo para melhorar a saúde da população, desenvolvido por acadêmicos de fisioterapia e mentores do Prosa (Programa de Promoção da Saúde) no período de 2013 a 2015.
Resultados: A partir do ano de 2013 o canal do Prosa no Youtube passou a realizar de forma lúdica a transmissão de conteúdos de formação em saúde abrangendo a educação para a população de forma geral com temas relacionados à promoção da saúde e a educação para profissionais e graduandos da área. Desde a sua criação, o canal procurou promover a Educação em Saúde através de temáticas pertinentes como: massagem relaxante para bebês (shantala e toque de borboleta); psicomotricidade; explanação sobre a promoção da saúde; primeiros socorros em hemorragias, queimaduras, intoxicação exógena, choque elétrico, fraturas expostas e imobilização; massagem para gestantes, atuação da fisioterapia em conjunto com outros profissionais para promover saúde.O Canal cadastrado no Youtube chama-se Prosa UFC, possui 22 vídeos publicados referentes à saúde, sobre a apresentação do Prosa e as atividades frente aos públicos, entrevistas interdisciplinares com profissionais e sua contribuição na promoção da saúde junto à fisioterapia.
Conclusão: A participação de acadêmicos e profissionais de Fisioterapia em ações de educação permanente embasa a reflexão e contribuição na formação profissional. O grande desafio que se vislumbra é utilizar uma mídia bastante difundida na internet, preservando a essência da proposta pedagógica, que desponta como uma experiência inovadora. Considerando os inúmeros programas de informação aos profissionais e graduandos da saúde o Canal do Prosa tornou-se uma ferramenta indispensável para formação em saúde disseminando temas relevantes não só para a comunidade científica, mas também para a comunidade em geral.