Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização do projeto “Se encantando com a literatura espanhola: ler é construir saberes”. Tal projeto nasceu da inquietação em nós despertada pelo distanciamento e a recusa por parte dos alunos para com a literatura. Diante da recusa dos alunos ao estudo da literatura, foi constatado que era necessário mudar a nossa forma de trabalhar e buscar novos subsídios para a nossa prática docente no que diz respeito ao ensinar da literatura, uma vez que já não se pode mais reduzir o ensino da literatura ao estudo de obras canônicas e características das escolas literárias, prática atual muito comum presente no ensino, e abominada pelos estudantes. Era preciso inovar, buscar uma maneira lúdica que vencesse a barreira que os alunos colocavam entre eles e a literatura. Fomos buscar nos autores Sampaio (2015), Kefalás e Silva (2015) e Cosson (2014) referencial teórico para que pudéssemos desenvolver um projeto que aproximasse nossos alunos ao texto literário. Assim, com base nos referidos autores conseguimos desenvolver um projeto e alcançamos resultados positivos e significativos, os quais este artigo se propõe a expor. Esperamos com a escrita deste trabalho apresentar os resultados iniciais deste projeto com o intuito de desenvolver posteriormente um estudo mais aprofundado a respeito desta temática.