CASTRO, Rita Souza De. Sensibilização: um conceito à inclusão. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22251>. Acesso em: 22/11/2024 05:01
O presente trabalho visa relatar experiências sobre inclusão vivenciadas em duas escolas públicas da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Esse trabalho foi desenvolvido a partir de um curso de formação continuada intitulado “Formação de Professores para a Inclusão do Público-alvo da Educação Especial – refletindo, planejando e agindo”, organizado pelo Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ, 2015). O trabalho de campo teve como objetivo geral promover estratégias de aprimoramento da inclusão na educação. Como objetivos específicos buscou oferecer, através de atividades lúdicas de sensibilização, oportunidade dos profissionais das duas escolas conhecerem mais sobre as deficiências e/ou transtornos e transformar as concepções dos profissionais que atuam nessas unidades, a partir de experimentação de situações cotidianas. Adotou-se como procedimento metodológico de investigação a pesquisa qualitativa, baseada nos princípios da ação colaborativa. Duas escolas do município do Rio de Janeiro concordaram em participar da dinâmica, a qual teve a intenção de sensibilizar seus profissionais sobre a importância do processo de inclusão na educação e permitiu observar o comportamento e posicionamento dos mesmos em relação às questões que envolvem a inclusão de alunos com deficiências e transtornos do espectro autista em classe regular. Em ambas se desenvolveu um planejamento que envolvia apresentação de conceitos de vários tipos de deficiências, através da exibição em slides e filmes; seguidos de debate e questionamentos. Resultados revelaram preconceitos e transformação na práxis pedagógica contextualizada dos professores e funcionários que participaram do trabalho.