COSTA, Nilcia Moraes. Brincando e experimentando: experiências significativas na creche.. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20453>. Acesso em: 05/11/2024 13:25
Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências e atividades/situações que foram desenvolvidas em creches. Onde o nosso olhar foi direcionado para as crianças pequenas ao planejar e realizar as atividades que atendessem às necessidades e aos desejos delas. As experiências aqui relatadas, ocorreram durante o Estágio em Docência na Educação Infantil, onde nasceu o projeto “BRINCANDO E EXPERIMENTANDO: Experiências significativas na creche”. Pensado e organizado de maneira que se desenvolvesse nas crianças o cognitivo, linguísticas, a interação, a descoberta de novas sensações, a construção, a curiosidade[..], e no/a estagiário/a as competências necessárias para se trabalhar com crianças pequenas de 0 a 5 anos. Olhamos o estágio não como a “hora da prática”, mas como o momento para desenvolver o olhar e a reflexão sobre a prática docente. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo, e a bibliográfica. Os dados foram gerados a partir da observação e intervenção, sendo, registrados e documentados no Diário de Bordo. Utilizaremos também as teorias desenvolvidas no Curso de Pedagogia da UFMA, teóricos como: PIMENTA (2005/2006), LIMA; AROEIRA (2011), KISHIMOTO (2002), entre outros, que trazem uma concepção de criança e uma maneira de trata-las adequadas a nossa realidade, a pesquisa em campo e a observação-participante. Ressaltamos que, o momento de estudo que antecede a nossa participação na escola campo, é importante para fundamentar as nossas práticas docentes, pois, a teoria é indissociável da prática sendo que as articulações delas permitem que não fiquem distanciadas uma da outra. PALAVRAS-CHAVES: Crianças, Creche, Brincar, Experimentar.