PEREIRA, Jamilton Costa et al.. Educação ambiental através das práticas interdisciplinares. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20745>. Acesso em: 25/11/2024 04:51
A necessidade de pesquisar sobre essa temática surgiu a partir das observações realizadas a partir das ações pedagógicas, enquanto educador, onde será possível questionar se a educação ambiental pode ser abordada em sala de aula através das práticas interdisciplinares, para formação de um sujeito ecológico comprometido para atuar de forma crítica e reflexiva diante dos problemas ambientais. Todo dia a educação a ambiental vem ganhando mais espaço, sendo a principal responsável pelos projetos e iniciativas tomadas para assegurar a preservação do meio ambiente. E para tanto é necessário à formação de educadores ambientais que estejam comprometidos a ética ambiental. Dessa forma o objetivo desse estudo é analisar de qual forma a educação ambiental pode ser abordada em sala de aula através das práticas interdisciplinares. Foi utilizado nessa pesquisa o método qualitativo, com vista a compreender e analisar em profundidade o contexto da problemática ambiental, possibilitando o entendimento das particularidades dos indivíduos representadas pela discussão de resultados. Classificando ainda pelo método bibliográfico com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas. Para o levantamento de dados a técnica foi observacional e a partir dos planos de aula e de registro utilizados por professores. Nesse cenário, a Educação Ambiental é confirmada como uma necessidade premente de formação de uma nova consciência, onde a escola desempenha um papel de grande relevância, desenvolvendo práticas pedagógicas articuladas com ações políticas capazes de atender às necessidades atuais, formado sujeitos ecológicos, capazes de intervir no seu contexto social, adotando práticas sustentáveis pautada na racionalidade ambiental.