As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm proporcionado mudanças no perfil dos estudantes e consequentemente no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de estudos demonstrarem a eficiência do uso das TIC no processo de ensino e que os alunos estão acostumados com o seu uso, muitas instituições e/ou professores ainda não participam do processo de criação e oferta de conteúdos online. O objetivo deste estudo foi comparar o grau de familiaridade e uso das TICs por alunos ingressantes e concluintes do curso de Ciências Biológicas da UFCG. Através de um questionário aplicado foram abordados temas como a importância do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e redes sociais no ensino, bem como os benefícios oferecidos por estes. A maioria dos discentes de ambos os grupos afirma utilizar a internet todos os dias, ser capaz de executar ações básicas, principalmente via dispositivos móveis, e considerar interessante o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e redes sociais no ensino. Contudo, apenas 43% dos alunos afirmou utilizar a internet para estudo e menor inda foi o número de alunos que afirmou buscar a internet para tirar duvidas (38,3% dos Ingressantes e 30,4% dos Concluintes) ou estudar para avaliações (6,7% Ingressantes e 13% Concluintes). Conclui-se que os discentes executam tarefas computacionais básicas e que um período de quatro anos foi suficiente para se verificar que alunos ingressantes e concluintes, de um mesmo curso, apresentam diferenças na utilização das TIC e na forma como enxergam sua inserção no processo de ensino-aprendizagem.