Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DO GRAU DE FAMILIARIDADE E USO DAS TICS POR ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20424
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2999
    "inscrito_id" => 6251
    "titulo" => "AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DO GRAU DE FAMILIARIDADE E USO DAS TICS POR ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm proporcionado mudanças no perfil dos estudantes e consequentemente no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de estudos demonstrarem a eficiência do uso das TIC no processo de ensino e que os alunos estão acostumados com o seu uso, muitas instituições e/ou professores ainda não participam do processo de criação e oferta de conteúdos online. O objetivo deste estudo foi comparar o grau de familiaridade e uso das TICs por alunos ingressantes e concluintes do curso de Ciências Biológicas da UFCG. Através de um questionário aplicado foram abordados temas como a importância do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e redes sociais no ensino, bem como os benefícios oferecidos por estes. A maioria dos discentes de ambos os grupos afirma utilizar a internet todos os dias, ser capaz de executar ações básicas, principalmente via dispositivos móveis, e considerar interessante o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e redes sociais no ensino. Contudo, apenas 43% dos alunos afirmou utilizar a internet para estudo e menor inda foi o número de alunos que afirmou buscar a internet para tirar duvidas (38,3% dos Ingressantes e 30,4% dos Concluintes) ou estudar para avaliações (6,7% Ingressantes e 13% Concluintes). Conclui-se que os discentes executam tarefas computacionais básicas e que um período de quatro anos foi suficiente para se verificar que alunos ingressantes e concluintes, de um mesmo curso, apresentam diferenças na utilização das TIC e na forma como enxergam sua inserção no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID6251_17082016213614.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOEDMA GRACIENE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOEDMA GRACIENE"
    "autor_email" => "joedma_2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20424
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2999
    "inscrito_id" => 6251
    "titulo" => "AVALIAÇÃO E COMPARAÇÃO DO GRAU DE FAMILIARIDADE E USO DAS TICS POR ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm proporcionado mudanças no perfil dos estudantes e consequentemente no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de estudos demonstrarem a eficiência do uso das TIC no processo de ensino e que os alunos estão acostumados com o seu uso, muitas instituições e/ou professores ainda não participam do processo de criação e oferta de conteúdos online. O objetivo deste estudo foi comparar o grau de familiaridade e uso das TICs por alunos ingressantes e concluintes do curso de Ciências Biológicas da UFCG. Através de um questionário aplicado foram abordados temas como a importância do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e redes sociais no ensino, bem como os benefícios oferecidos por estes. A maioria dos discentes de ambos os grupos afirma utilizar a internet todos os dias, ser capaz de executar ações básicas, principalmente via dispositivos móveis, e considerar interessante o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e redes sociais no ensino. Contudo, apenas 43% dos alunos afirmou utilizar a internet para estudo e menor inda foi o número de alunos que afirmou buscar a internet para tirar duvidas (38,3% dos Ingressantes e 30,4% dos Concluintes) ou estudar para avaliações (6,7% Ingressantes e 13% Concluintes). Conclui-se que os discentes executam tarefas computacionais básicas e que um período de quatro anos foi suficiente para se verificar que alunos ingressantes e concluintes, de um mesmo curso, apresentam diferenças na utilização das TIC e na forma como enxergam sua inserção no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID6251_17082016213614.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOEDMA GRACIENE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOEDMA GRACIENE"
    "autor_email" => "joedma_2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm proporcionado mudanças no perfil dos estudantes e consequentemente no processo de ensino-aprendizagem. Apesar de estudos demonstrarem a eficiência do uso das TIC no processo de ensino e que os alunos estão acostumados com o seu uso, muitas instituições e/ou professores ainda não participam do processo de criação e oferta de conteúdos online. O objetivo deste estudo foi comparar o grau de familiaridade e uso das TICs por alunos ingressantes e concluintes do curso de Ciências Biológicas da UFCG. Através de um questionário aplicado foram abordados temas como a importância do uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e redes sociais no ensino, bem como os benefícios oferecidos por estes. A maioria dos discentes de ambos os grupos afirma utilizar a internet todos os dias, ser capaz de executar ações básicas, principalmente via dispositivos móveis, e considerar interessante o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e redes sociais no ensino. Contudo, apenas 43% dos alunos afirmou utilizar a internet para estudo e menor inda foi o número de alunos que afirmou buscar a internet para tirar duvidas (38,3% dos Ingressantes e 30,4% dos Concluintes) ou estudar para avaliações (6,7% Ingressantes e 13% Concluintes). Conclui-se que os discentes executam tarefas computacionais básicas e que um período de quatro anos foi suficiente para se verificar que alunos ingressantes e concluintes, de um mesmo curso, apresentam diferenças na utilização das TIC e na forma como enxergam sua inserção no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.