Resumo: A realização deste trabalho é parte de uma pesquisa que investiga as práticas de leitura de cordel na EJA, tendo em vista a formação de leitores críticos. Este estudo foi centrado na pesquisa-ação durante o período de estágio realizado na turma de 7ª série da Eja na escola Noel Alves de Oliveira. O estudo foi centrado também na investigação de estratégias e práticas que podem ser trabalhadas para que os alunos passem a se interessar pelos livros. A análise sobre as práticas de leitura para a formação leitora na EJA foi baseada nas reflexões de Marcuschi (1985), Freire (1996) e Kleiman (2008). Sobre a literatura de cordel potencializa os alunos da Eja, utilizamos os estudos de Silva (1998), Solé (1998), Pinheiro e Marinho (2012). Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação de base qualitativa, tendo instrumento à pesquisa bibliográfica, observação de aulas e intervenção pedagógica com leitura de poesias cordelistas. Os resultados mostraram que é possível construir atitudes críticas e reflexivas a respeito do ensino e aprendizagem, entretanto, a literatura de cordel é um importante recurso pedagógico a ser usado como incentivo à leitura, facilitando o aprendizado.