Já é de conhecimento da literatura que a química é uma ciência experimental e por isso a mesma deve ser apresentada com o auxílio de experimentos, quando possível. Todavia não se evidencia isso de forma frequente. Os estudantes, em sua maioria relatam uma grande dificuldade em assimilar os conteúdos vistos em sala de aula, segundo em seus relatos, devido a abstração e a falta de relações simples com o seu cotidiano. Com o intuito de solucionar estes problemas, o presente trabalho tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento cognitivo através da construção do conhecimento a cerca do conteúdo abordado em sala. Para isso foi utilizado como ferramenta um experimento investigativo com base metodológica o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) em que o mesmo é fundamentado na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963). Este, foi realizado em uma Escola de Referência em Ensino Médio da cidade de Carpina – PE, e teve como sujeitos uma turma do primeiro ano do ensino médio com cerca de 40 estudantes, o mesmo faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Com os resultados obtidos concluímos que a atividade contribuiu de maneira direta com a construção de conceitos químicos e a aprendizagem significativa dos estudantes. O experimento desencadeou posturas ativas nos alunos uma vez que os mesmos participaram diretamente da realização do experimento tendo somente o auxilio do professor. Esse tipo de experimento aumentou as possibilidades de aprendizagem dos alunos, pois tudo que aconteceu foi imprevisível e o professor se mostrou preparado quando a todo o momento questionava os discentes forçando-os a pensar e a encontrar soluções para as dúvidas que iam se apresentando.