PEREIRA, Fernando Lourenço et al.. As potencialidades do smartscópio no ensino de biologia. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20351>. Acesso em: 23/12/2024 00:16
Dentre as ferramentas importantes para o conhecimento do mundo biológico, destaca-se o microscópio que pode ser utilizado em várias áreas das Ciências Biológicas. Esse estudo tem por finalidade avaliar as potencialidades de um modelo analógico ao microscópio profissional, denominado smartscópio. Para tanto, nós comparamos a qualidade das imagens de tecidos animais e vegetais obtidas pelo microscópio profissional e o smatscópios, bem como avaliamos a potencialidade do smartscópio no registro e filmagem de microrganismos em amostras de água. Embora as imagens obtidas pelo microscópio profissional apresentaram melhor qualidade devido ao foco e nitidez e distribuição adequada da luz sob as estruturas biológicas analisadas, o smartscópio acabou sendo um instrumento alternativo e satisfatório para registro de imagens. Nós registramos imagens de corte transversal de vasos sanguíneos, escólex de cisticerco e corte transversal de folha de Caffea arabica. Além disso, identificamos e filmamos protozoários, mini crustáceo e larva de nematódeo a partir de amostras de água do ambiente. Esse trabalho mostrou o potencial que o smartscópio apresenta para ser utilizado em aulas práticas de biologia do ensino básico, destacando-se o baixo custo para construção dessa ferramenta, a boa qualidade das imagens biológicas obtidas, bem como possibilidade de filmagem de microrganismos aquáticos, o que suscita o despertar a atenção e a curiosidade dos alunos durante aulas práticas de ciências/biologia no ensino básico .