A arte e a cultura são ferramentas pedagógicas capazes de ajudar a acessar os alunos, pois possibilitam diferentes experiências, trocas com o meio, contatos interpessoais, os quais são processos importantes para a formação e o delineamento dos aspectos subjetivos. Além disso, a música, quando utilizada no contexto educacional, tem condições de transformação individual e social, uma vez que o aluno adquire novas habilidades e novas formas de pensar. Nesse contexto, está sendo desenvolvido um projeto de extensão, intitulado Arte na Escola, no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. Assim, este estudo teve como objetivo apresentar o relato de experiência de uma das atividades de tal projeto, a qual visou a formação de um grupo musical pelos alunos. A banda conta com 11 integrantes e realizava apresentações semanalmente na escola nos intervalos do almoço. Foram feitas também apresentações em eventos do Instituto e cidades vizinhas. Com o grupo foi possível perceber maior envolvimento dos alunos com a escola, pois participavam das apresentações e, por outro lado, a escola pode oferecer momentos de entretenimento com atividades para além das salas de aula. Ainda, os integrantes da banda estiveram envolvidos na elaboração, com autonomia, dos eventos do Instituto, deixando a posição de receptores e atuando de forma mais ativa na escola.