Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA PRÁXIS MEDIADORA NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, GESTÃO, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21152
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3237
    "inscrito_id" => 228
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA PRÁXIS MEDIADORA NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente artigo tem por intuito propiciar a reflexão sobre a gestão democrática no ambiente escolar. Faz-se um percurso histórico sobre a gestão democrática. Destaca ainda a postura do gestor frente ao processo democrático. Para tanto, buscou-se a contribuição de vários autores como: Souza; Faria (2003), Luck (2000; 2001), Saviani (1999), Furtado (2005), Boaventura (1996), Brito (2008), Carvalho (2005), Veiga (1995) dentre outros. No contexto atual, percebe-se cada vez mais há necessidade da gestão democrática no ambiente escolar. Fica claro que esse modelo de gestão possibilita autonomia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidades compartilhadas pelas comunidades interna e externa da escola.  Este estudo indica a gestão democrática como mecanismo de mediação e resolução de conflitos. A metodologia utilizada consistiu na revisão literária especializada e aportes legais da gestão democrática. Por meio desse, ficou claro que a gestão democrática fornece a comunidade escolar capacidade de ampliar o debate, proporcionando o desenvolvimento nos aspectos administrativo, pedagógico, financeiro e cultural. Além de autonomia, conscientização e desenvolvimento educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, GESTÃO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID228_18082016161406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEBERSON CORDEIRO DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "CLEBERSON"
    "autor_email" => "clebersonpsicopedagogo@gm"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE COSTA E SILVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21152
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3237
    "inscrito_id" => 228
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA PRÁXIS MEDIADORA NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente artigo tem por intuito propiciar a reflexão sobre a gestão democrática no ambiente escolar. Faz-se um percurso histórico sobre a gestão democrática. Destaca ainda a postura do gestor frente ao processo democrático. Para tanto, buscou-se a contribuição de vários autores como: Souza; Faria (2003), Luck (2000; 2001), Saviani (1999), Furtado (2005), Boaventura (1996), Brito (2008), Carvalho (2005), Veiga (1995) dentre outros. No contexto atual, percebe-se cada vez mais há necessidade da gestão democrática no ambiente escolar. Fica claro que esse modelo de gestão possibilita autonomia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidades compartilhadas pelas comunidades interna e externa da escola.  Este estudo indica a gestão democrática como mecanismo de mediação e resolução de conflitos. A metodologia utilizada consistiu na revisão literária especializada e aportes legais da gestão democrática. Por meio desse, ficou claro que a gestão democrática fornece a comunidade escolar capacidade de ampliar o debate, proporcionando o desenvolvimento nos aspectos administrativo, pedagógico, financeiro e cultural. Além de autonomia, conscientização e desenvolvimento educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, GESTÃO, PARTICIPAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID228_18082016161406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEBERSON CORDEIRO DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "CLEBERSON"
    "autor_email" => "clebersonpsicopedagogo@gm"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE COSTA E SILVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo tem por intuito propiciar a reflexão sobre a gestão democrática no ambiente escolar. Faz-se um percurso histórico sobre a gestão democrática. Destaca ainda a postura do gestor frente ao processo democrático. Para tanto, buscou-se a contribuição de vários autores como: Souza; Faria (2003), Luck (2000; 2001), Saviani (1999), Furtado (2005), Boaventura (1996), Brito (2008), Carvalho (2005), Veiga (1995) dentre outros. No contexto atual, percebe-se cada vez mais há necessidade da gestão democrática no ambiente escolar. Fica claro que esse modelo de gestão possibilita autonomia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidades compartilhadas pelas comunidades interna e externa da escola. Este estudo indica a gestão democrática como mecanismo de mediação e resolução de conflitos. A metodologia utilizada consistiu na revisão literária especializada e aportes legais da gestão democrática. Por meio desse, ficou claro que a gestão democrática fornece a comunidade escolar capacidade de ampliar o debate, proporcionando o desenvolvimento nos aspectos administrativo, pedagógico, financeiro e cultural. Além de autonomia, conscientização e desenvolvimento educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.