Apesar das transformações – econômicas, sociais, culturais e tecnológicas – que vem ocorrendo no mundo todo e, como não poderia deixar de ser, também no Brasil, o ensino de Língua Inglesa parece não estar acompanhando tais transformações. No entanto, observa-se a preocupação de pesquisadores da linguagem – Pennycook (1998), Kalantzis e Cope (2005), Monte-Mór (2007), Lopes (2013) – com a situação exposta, sugerindo uma mudança de paradigmas do ensino de línguas, capaz de dar conta da demanda advinda das transformações da sociedade e das necessidades dos alunos do século XXI. Dentre as pesquisas atuais nesse âmbito, voltamos o nosso olhar para os estudos de Kalantzis e Cope (2005) com sua teoria Learning by Design. O objetivo geral desta pesquisa é analisar de que forma ocorre o processo de aprendizagem de alunos do curso de Letras (Língua Inglesa) na disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, tendo por base a teoria da Aprendizagem por Design. Esperamos que a presente pesquisa nos mostre que os chamados ‘movimentos do conhecimento’ já vem ocorrendo na sala de aula de Estágio dos sujeitos mencionados e que as mudanças que tanto almejamos na área de ensino de Língua Inglesa já venham de fato ocorrendo, para que assim tenhamos futuramente os resultados dos benefícios que essa forma de abordar o ensino de línguas estrangeiras pode proporcionar.