Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, ENSINO DE QUÍMICA, A QUÍMICA NO COTIDIANO Pôster (PO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20255
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2673
    "inscrito_id" => 8143
    "titulo" => "APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente texto apresenta um relato de experiência a partir do desenvolvimento de um projeto elaborado durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE campus Iguatu. O projeto, intitulado “Aprendendo a Gostar de Química” foi aplicado com numa sequência de quatro encontros de quatro horas-aula para 80 alunos do 9º ano do ensino fundamental de duas Escolas Públicas Municipais da cidade de Iguatu Ceará, com duração total de 16 horas de aula. Os 80 alunos foram divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde para não coincidir com os horários de aula. Os objetivos do projeto foram desmistificar a imagem da disciplina de química como sendo uma disciplina difícil e abstrata e promover a compreensão de conteúdos introdutórios de química a partir de uma aproximação destes conteúdos com o cotidiano do aluno, despertando, assim, a curiosidade e o interesse pela química a partir da utilização de experimentos, jogos lúdicos e softwares educativos. Notou-se, ao final dos encontros uma considerável aceitação dos conteúdos abordados em sala, maior interatividade dos alunos durante as aulas e melhor compreensão e visualização da química em seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, ENSINO DE QUÍMICA, A QUÍMICA NO COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID8143_17082016153539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RAYARA PEREIRA LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "RAYARA LEMOS"
    "autor_email" => "rayara.lemos@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE - CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20255
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2673
    "inscrito_id" => 8143
    "titulo" => "APRENDENDO E ENSINANDO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente texto apresenta um relato de experiência a partir do desenvolvimento de um projeto elaborado durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE campus Iguatu. O projeto, intitulado “Aprendendo a Gostar de Química” foi aplicado com numa sequência de quatro encontros de quatro horas-aula para 80 alunos do 9º ano do ensino fundamental de duas Escolas Públicas Municipais da cidade de Iguatu Ceará, com duração total de 16 horas de aula. Os 80 alunos foram divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde para não coincidir com os horários de aula. Os objetivos do projeto foram desmistificar a imagem da disciplina de química como sendo uma disciplina difícil e abstrata e promover a compreensão de conteúdos introdutórios de química a partir de uma aproximação destes conteúdos com o cotidiano do aluno, despertando, assim, a curiosidade e o interesse pela química a partir da utilização de experimentos, jogos lúdicos e softwares educativos. Notou-se, ao final dos encontros uma considerável aceitação dos conteúdos abordados em sala, maior interatividade dos alunos durante as aulas e melhor compreensão e visualização da química em seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, ENSINO DE QUÍMICA, A QUÍMICA NO COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA3_ID8143_17082016153539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RAYARA PEREIRA LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "RAYARA LEMOS"
    "autor_email" => "rayara.lemos@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE - CAMPUS IGUATU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente texto apresenta um relato de experiência a partir do desenvolvimento de um projeto elaborado durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE campus Iguatu. O projeto, intitulado “Aprendendo a Gostar de Química” foi aplicado com numa sequência de quatro encontros de quatro horas-aula para 80 alunos do 9º ano do ensino fundamental de duas Escolas Públicas Municipais da cidade de Iguatu Ceará, com duração total de 16 horas de aula. Os 80 alunos foram divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde para não coincidir com os horários de aula. Os objetivos do projeto foram desmistificar a imagem da disciplina de química como sendo uma disciplina difícil e abstrata e promover a compreensão de conteúdos introdutórios de química a partir de uma aproximação destes conteúdos com o cotidiano do aluno, despertando, assim, a curiosidade e o interesse pela química a partir da utilização de experimentos, jogos lúdicos e softwares educativos. Notou-se, ao final dos encontros uma considerável aceitação dos conteúdos abordados em sala, maior interatividade dos alunos durante as aulas e melhor compreensão e visualização da química em seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.