Algumas discussões da disciplina Metodologia do Ensino da Matemática III nos evidenciaram que a matemática se faz presente no nosso meio das mais variadas formas, e que é inteligente utilizar essas variadas manifestações em prol do processo de aprendizagem do aluno. E isso se torna possível através do emprego de materiais capazes de reproduzir a realidade, evidenciando a relação entre os fenômenos que nela existem e a Matemática. Uma maneira bastante eficaz e produtiva de fazer tal utilização se realiza eficazmente dentro de um espaço que possa comportar esses materiais e, ao mesmo tempo, permita a elaboração destes, a esse espaço damos o nome de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e a esses materiais chamamos de Materiais Didáticos (MD). Dessa forma, fica claro que a existência desse espaço na escola e na formação acadêmica do professor de Matemática é deveras importante, pois propicia momentos de descoberta e investigação por parte dos alunos e de inovação das aulas do professor de Matemática, que se mostram muitas vezes tradicionais. Buscou-se então averiguar por meio das respostas de um questionário online quais concepções sobre o LEM que os alunos do segundo e sétimo períodos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE-CAA possuem. Após algumas reflexões acerca dos resultados obtidos, notou-se que os alunos, mesmo não tendo muito contato com o LEM, mostraram-se instigados com a ideia de um local propício para a prática de uma aula de Matemática mais dinâmica e menos tradicional.