Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE À INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DE RISCO AMBIENTAL NAS CRECHES DE TEMPO INTEGRAL

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

De acordo com as diretrizes educacionais sobre estimulação precoce, o emprego de programas de estimulação precoce pode prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos e defasagens no desenvolvimento infantil. E muitas crianças, hoje com deficiência, poderiam ter tido um desenvolvimento normal, se tivessem recebido, efetivamente, medidas de prevenção. Nesse contexto, questiona-se os profissionais da educação infantil encontram-se preparados para operacionalizar a estimulação precoce em crianças com deficiência e/ou com risco ambiental nas creches municipais de tempo integral em São Luís do Maranhão. Teve-se por objetivo primário investigar se os profissionais da educação infantil encontram-se preparados para operacionalizar a estimulação precoce em crianças com deficiência e/ou de risco ambiental nas creches municipais de tempo integral em São Luís do Maranhão. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva em uma creche pública municipal de tempo integral em São Luís do Maranhão. No total, foram 17 participantes. Sendo 13 docentes, 03 coordenadores e 01 gestor. Dentre esses, 16 pertencem ao sexo feminino e 01 ao masculino. A média de tempo de serviço dos participantes na área de Educação Infantil é de 13 anos. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, por meio de um roteiro contendo 06 perguntas. Os dados revelam que a maioria dos profissionais da instituição pesquisada não se encontrava qualificada, adequadamente, para trabalhar com a estimulação precoce em crianças com deficiência e/ou com risco ambiental. A falta e/ou carência de formação especializada para trabalhar com crianças que necessitam de uma atenção diferenciada, estava dificultando e/ou negligenciando a operacionalização da estimulação precoce nas referidas crianças.

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