Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ÉTICA E EDUCAÇÃO: O DESAFIO DE REVISITAR VALORES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA HUMANA E CIDADÃ

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A prática docente é uma atividade ética e desafiadora, que pressupõe interfaces objetiva, subjetiva, cultural e valorativa. Busca-se nesse estudo, refletir acerca da ressignificação dos valores e normas humanas de ética e convivência social numa prática docente para a promoção de uma educação para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. O percurso metodológico caracteriza-se pela abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, com base nas leituras de Boff (1996), Chauí (2001), Freire (1996), Gómez; Sacristàn (2000), Tardif; Lessard (2005), entre outros. Percebe-se, a partir da literatura consultada, que nesse cenário, a escola precisa romper com o paradigma do tradicionalismo, da hierarquização do poder, do autoritarismo e da exclusão social mascarada, e promover uma mudança curricular, que reconheça e valorize os aspectos culturais e sociais do individuo no meio social. A articulação entre ética e educação, precisa ser pensada e ressignificada a partir de uma ética global que possibilite o engajamento coletivo em causas particulares, como forma de minimizar as distorções sociais que fortalecem as desigualdades, o que pressupõe, portanto, a interferência direta do professor e do aluno, nas relações que estabelecem no espaço da sala de aula. Desse modo, pensar a ética hoje pressupõe considerar os múltiplos sentidos que ela assume na sociedade. Quando se trata de relacioná-la a educação, é preciso considerar a dimensão social assumida pelos processos educativos na sociedade, na formação crítica e cidadã, por meio de ações estratégias que visem a formação de opiniões, orientação sobre escolhas de vida e de aprendizagens múltiplas.

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