O presente artigo tem como título Matemática e medidas de comprimento: estratégias dos professores na utilização de instrumentos para uma melhor aprendizagem. Este apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o trabalho do professor diante do conteúdo medidas de comprimento na concepção dos professores, e teve como objetivos específicos averiguar a importância que o professor tem demonstrado pelo o conteúdo medidas de comprimento e identificar os instrumentos utilizados pelos os professores no ensino desse conteúdo. Para isso foi feito uma coleta de dados com dois professores, sendo uma do sexo feminino e outro do sexo masculino que lecionam o 5º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual da cidade de Sousa-PB, o instrumento utilizado para o desenvolvimento deste trabalho foi uma entrevista contendo cinco questões relacionadas ao tema medidas de comprimento. Tendo a intenção de refletir acerca da relevância desse conteúdo em sala de aula, uma vez que se sabe que esse conteúdo não é trabalhado profundamente e muitas vezes deixam lacunas na aprendizagem dos alunos. Por base na análise de dados o que se pode perceber foi que os professores não dão a mesma importância para esse conteúdo como dão para as quatro operações matemáticas, também se pode perceber que os professores ainda estão muito presos ao ensino tradicional, um ensino meramente mecânico, não buscam novos recursos para prender a atenção dos seus educandos. É preciso buscar sempre novas metodologias que desperte o interesse e a curiosidade dos alunos em aprender.