Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO, PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19998
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3627
    "inscrito_id" => 12358
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A Educação a Distância – EAD, modalidade de educação que muito tem se desenvolvido nos últimos anos, utiliza múltiplas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a finalidade de “aproximar” o estudante e motivá-lo, a fim de aumentar a sua autonomia de estudo e promover a sua aprendizagem significativa. Uma destas TIC é o material didático impresso (MDI) . Portanto, este trabalho faz um recorte de pesquisa de mestrado em andamento justificada pela escassez de pesquisas com este foco, já que as pesquisas sobre a temática “material didático impresso”, versão, em sua maioria, questões direcionadas a estratégias de produção de material, relação professor-aluno, avaliação, ensino-aprendizagem etc, havendo uma escassez de pesquisas, valorizem o olhar do aluno sobre os seus saberes e suas táticas de aprendizagem, considerando o MDI como material de apoio, que tem uma função no seu processo de aprendizagem, mas que não se compromete em esgotar os conteúdos nem tampouco, substituir outra tecnologia, mas integrá-las. Neste sentido têm-se como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração de um Instituto Federal, ofertado na modalidade a distância. Neste sentido, estabeleceu-se como objetivos específicos: 1. Investigar  as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração do IFPI na modalidade a distância; 2. Analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI; 3. Desenvolver uma ferramenta avaliativa do material didático impresso utilizado nos cursos técnicos, na modalidade à distância. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa da pesquisa, resultante de estudo de caso alicerça-se na perspectiva da pesquisa aplicada quanto à sua finalidade, descritiva quanto aos objetivos, Estudo de Caso segundo o ambiente de coleta de dados, e qualitativa quanto à análise dos dados. Tem como universo o curso Técnico em Administração do IFPI, na modalidade a distância, tendo como amostra, alunos matriculados no último Módulo do curso, em dois polos de apoio presencial, que chamaremos de Polo A e Polo B. Assim, para atender o objetivo específico de investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados pela amostra, foram utilizados como instrumento de coleta de dados questionário misto e entrevista semiestruturada in loco, entendendo que os dados coletados servem para identificar a relação dos sujeitos com o objeto da pesquisa, subsidiando o pesquisador em sua reflexão e entendimento do contexto.  Para alcançar o objetivo específico de analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI será realizada a pesquisa documental dos matérias didáticos impressos disponibilizados durante o referido curso. Como técnica de análise de dados utilizou-se e utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO, PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID12358_19082016223103.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INARA ERICE DE SOUZA ALVES RAULINO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "INARA RAULINO"
    "autor_email" => "inararaulino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19998
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3627
    "inscrito_id" => 12358
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A Educação a Distância – EAD, modalidade de educação que muito tem se desenvolvido nos últimos anos, utiliza múltiplas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a finalidade de “aproximar” o estudante e motivá-lo, a fim de aumentar a sua autonomia de estudo e promover a sua aprendizagem significativa. Uma destas TIC é o material didático impresso (MDI) . Portanto, este trabalho faz um recorte de pesquisa de mestrado em andamento justificada pela escassez de pesquisas com este foco, já que as pesquisas sobre a temática “material didático impresso”, versão, em sua maioria, questões direcionadas a estratégias de produção de material, relação professor-aluno, avaliação, ensino-aprendizagem etc, havendo uma escassez de pesquisas, valorizem o olhar do aluno sobre os seus saberes e suas táticas de aprendizagem, considerando o MDI como material de apoio, que tem uma função no seu processo de aprendizagem, mas que não se compromete em esgotar os conteúdos nem tampouco, substituir outra tecnologia, mas integrá-las. Neste sentido têm-se como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração de um Instituto Federal, ofertado na modalidade a distância. Neste sentido, estabeleceu-se como objetivos específicos: 1. Investigar  as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração do IFPI na modalidade a distância; 2. Analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI; 3. Desenvolver uma ferramenta avaliativa do material didático impresso utilizado nos cursos técnicos, na modalidade à distância. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa da pesquisa, resultante de estudo de caso alicerça-se na perspectiva da pesquisa aplicada quanto à sua finalidade, descritiva quanto aos objetivos, Estudo de Caso segundo o ambiente de coleta de dados, e qualitativa quanto à análise dos dados. Tem como universo o curso Técnico em Administração do IFPI, na modalidade a distância, tendo como amostra, alunos matriculados no último Módulo do curso, em dois polos de apoio presencial, que chamaremos de Polo A e Polo B. Assim, para atender o objetivo específico de investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados pela amostra, foram utilizados como instrumento de coleta de dados questionário misto e entrevista semiestruturada in loco, entendendo que os dados coletados servem para identificar a relação dos sujeitos com o objeto da pesquisa, subsidiando o pesquisador em sua reflexão e entendimento do contexto.  Para alcançar o objetivo específico de analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI será realizada a pesquisa documental dos matérias didáticos impressos disponibilizados durante o referido curso. Como técnica de análise de dados utilizou-se e utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO, PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID12358_19082016223103.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INARA ERICE DE SOUZA ALVES RAULINO LOPES"
    "autor_nome_curto" => "INARA RAULINO"
    "autor_email" => "inararaulino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Educação a Distância – EAD, modalidade de educação que muito tem se desenvolvido nos últimos anos, utiliza múltiplas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a finalidade de “aproximar” o estudante e motivá-lo, a fim de aumentar a sua autonomia de estudo e promover a sua aprendizagem significativa. Uma destas TIC é o material didático impresso (MDI) . Portanto, este trabalho faz um recorte de pesquisa de mestrado em andamento justificada pela escassez de pesquisas com este foco, já que as pesquisas sobre a temática “material didático impresso”, versão, em sua maioria, questões direcionadas a estratégias de produção de material, relação professor-aluno, avaliação, ensino-aprendizagem etc, havendo uma escassez de pesquisas, valorizem o olhar do aluno sobre os seus saberes e suas táticas de aprendizagem, considerando o MDI como material de apoio, que tem uma função no seu processo de aprendizagem, mas que não se compromete em esgotar os conteúdos nem tampouco, substituir outra tecnologia, mas integrá-las. Neste sentido têm-se como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração de um Instituto Federal, ofertado na modalidade a distância. Neste sentido, estabeleceu-se como objetivos específicos: 1. Investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração do IFPI na modalidade a distância; 2. Analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI; 3. Desenvolver uma ferramenta avaliativa do material didático impresso utilizado nos cursos técnicos, na modalidade à distância. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa da pesquisa, resultante de estudo de caso alicerça-se na perspectiva da pesquisa aplicada quanto à sua finalidade, descritiva quanto aos objetivos, Estudo de Caso segundo o ambiente de coleta de dados, e qualitativa quanto à análise dos dados. Tem como universo o curso Técnico em Administração do IFPI, na modalidade a distância, tendo como amostra, alunos matriculados no último Módulo do curso, em dois polos de apoio presencial, que chamaremos de Polo A e Polo B. Assim, para atender o objetivo específico de investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados pela amostra, foram utilizados como instrumento de coleta de dados questionário misto e entrevista semiestruturada in loco, entendendo que os dados coletados servem para identificar a relação dos sujeitos com o objeto da pesquisa, subsidiando o pesquisador em sua reflexão e entendimento do contexto. Para alcançar o objetivo específico de analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI será realizada a pesquisa documental dos matérias didáticos impressos disponibilizados durante o referido curso. Como técnica de análise de dados utilizou-se e utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.