A Educação a Distância – EAD, modalidade de educação que muito tem se desenvolvido nos últimos anos, utiliza múltiplas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a finalidade de “aproximar” o estudante e motivá-lo, a fim de aumentar a sua autonomia de estudo e promover a sua aprendizagem significativa. Uma destas TIC é o material didático impresso (MDI) . Portanto, este trabalho faz um recorte de pesquisa de mestrado em andamento justificada pela escassez de pesquisas com este foco, já que as pesquisas sobre a temática “material didático impresso”, versão, em sua maioria, questões direcionadas a estratégias de produção de material, relação professor-aluno, avaliação, ensino-aprendizagem etc, havendo uma escassez de pesquisas, valorizem o olhar do aluno sobre os seus saberes e suas táticas de aprendizagem, considerando o MDI como material de apoio, que tem uma função no seu processo de aprendizagem, mas que não se compromete em esgotar os conteúdos nem tampouco, substituir outra tecnologia, mas integrá-las. Neste sentido têm-se como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração de um Instituto Federal, ofertado na modalidade a distância. Neste sentido, estabeleceu-se como objetivos específicos: 1. Investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados no curso Técnico em Administração do IFPI na modalidade a distância; 2. Analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI; 3. Desenvolver uma ferramenta avaliativa do material didático impresso utilizado nos cursos técnicos, na modalidade à distância. Para tanto utilizou-se a abordagem qualitativa da pesquisa, resultante de estudo de caso alicerça-se na perspectiva da pesquisa aplicada quanto à sua finalidade, descritiva quanto aos objetivos, Estudo de Caso segundo o ambiente de coleta de dados, e qualitativa quanto à análise dos dados. Tem como universo o curso Técnico em Administração do IFPI, na modalidade a distância, tendo como amostra, alunos matriculados no último Módulo do curso, em dois polos de apoio presencial, que chamaremos de Polo A e Polo B. Assim, para atender o objetivo específico de investigar as concepções de estudantes sobre materiais didáticos impressos utilizados pela amostra, foram utilizados como instrumento de coleta de dados questionário misto e entrevista semiestruturada in loco, entendendo que os dados coletados servem para identificar a relação dos sujeitos com o objeto da pesquisa, subsidiando o pesquisador em sua reflexão e entendimento do contexto. Para alcançar o objetivo específico de analisar os materiais didáticos impressos para EAD, considerando interfaces com a percepção de estudantes do curso Técnico em Administração do IFPI será realizada a pesquisa documental dos matérias didáticos impressos disponibilizados durante o referido curso. Como técnica de análise de dados utilizou-se e utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979).