O presente artigo com o tema “A organização do Atendimento Educacional Especializado para alunos com paralisia cerebral: limites e possibilidades para a inclusão”, apresenta a discussão de um recorte de uma das categorias apresentadas na dissertação de mestrado sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como serviço de Educação Especial para promoção das condições de inclusão escolar do aluno com deficiência, especialmente os com paralisia. No texto, destacamos a importância do AEE e a necessidade de estrutura-lo adequadamente. Quando se trata de inclusão da pessoa com deficiência em ambiente escolar, o desafio a ser vencido não é mais a deficiência e sim, que instrumentos ou estratégias são necessários para possibilitar ao aluno acesso ao conhecimento que circula no espaço escolar e social. Destacamos neste trabalho, resultados da pesquisa realizada com professores de AEE em cinco escolas núcleos da rede municipal de Teresina, onde refletimos sobre a organização do AEE confrontando as orientações da Política de Educação especial e a realidade local. A base metodológica partiu de estudos descritivos com abordagem qualitativa.