Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO USO DE LIVROS DIDÁTICOS REGIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO PARÁ

Palavra-chaves: LIVROS DIDÁTICOS, AUTORES REGIONAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19909
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2187
    "inscrito_id" => 9937
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE LIVROS DIDÁTICOS REGIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO PARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da importância do uso de livros didáticos com temática regional no ensino de ciências no Estado do Pará. Como metodologia, foi feita uma análise de exemplos citados em um livro de ciências, utilizado durante o ano de 2016 no ensino do 5º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do Município de Abaetetuba, no Estado do Pará. O primeiro exemplo analisado tinha como objetivo retratar uma cadeia alimentar, e traz uma imagem de seres vivos presentes no Pantanal. Se fosse utilizado um exemplo retratando uma cadeia alimentar encontrada na Amazônia, que é o bioma predominante no Estado do Pará, o aprendizado dos alunos poderia ser melhor. Retratar exemplos como o de animais que participam na dispersão das sementes do miritizeiro (Mauritia flexuosa) nos livros didáticos fariam muito mais sentido para alunos que convivem com essa realidade, principalmente os ribeirinhos, do que tentar fazê-los imaginar situações que desconhecem. Outro exemplo presente no livro didático analisado, falando sobre maneiras de evitar o desperdício de energia elétrica, retrata o uso do chuveiro elétrico no banho. O que acontece é que a grande maioria dos alunos que fazem uso deste livro nunca ouviu falar, ou nem sabe para que serve um chuveiro elétrico, não sendo um exemplo prático para ajuda-los a economizar energia. Vale ressaltar que o livro possui bons exemplos, mas o enfoque que um livro regional daria para exemplos relacionados ao cotidiano paraense poderia ser muito maior, e didaticamente válido. Os alunos poderiam ter um aproveitamento muito melhor se pudessem visualizar exemplos que são conhecidos, e compreender melhor conceitos que muitas vezes não são bem entendidos por deficiência na didática utilizada. A regionalização dos livros didáticos também poderia proporcionar o incentivo à produção científico-didática por parte dos autores paraenses."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, AUTORES REGIONAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID9937_15082016225104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DORIELTON NUNES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DORIELTON NUNES"
    "autor_email" => "dorielton.barbosa@hotmail"
    "autor_ies" => "IFPA - CAMPUS ABAETETUBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19909
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2187
    "inscrito_id" => 9937
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE LIVROS DIDÁTICOS REGIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO PARÁ"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da importância do uso de livros didáticos com temática regional no ensino de ciências no Estado do Pará. Como metodologia, foi feita uma análise de exemplos citados em um livro de ciências, utilizado durante o ano de 2016 no ensino do 5º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do Município de Abaetetuba, no Estado do Pará. O primeiro exemplo analisado tinha como objetivo retratar uma cadeia alimentar, e traz uma imagem de seres vivos presentes no Pantanal. Se fosse utilizado um exemplo retratando uma cadeia alimentar encontrada na Amazônia, que é o bioma predominante no Estado do Pará, o aprendizado dos alunos poderia ser melhor. Retratar exemplos como o de animais que participam na dispersão das sementes do miritizeiro (Mauritia flexuosa) nos livros didáticos fariam muito mais sentido para alunos que convivem com essa realidade, principalmente os ribeirinhos, do que tentar fazê-los imaginar situações que desconhecem. Outro exemplo presente no livro didático analisado, falando sobre maneiras de evitar o desperdício de energia elétrica, retrata o uso do chuveiro elétrico no banho. O que acontece é que a grande maioria dos alunos que fazem uso deste livro nunca ouviu falar, ou nem sabe para que serve um chuveiro elétrico, não sendo um exemplo prático para ajuda-los a economizar energia. Vale ressaltar que o livro possui bons exemplos, mas o enfoque que um livro regional daria para exemplos relacionados ao cotidiano paraense poderia ser muito maior, e didaticamente válido. Os alunos poderiam ter um aproveitamento muito melhor se pudessem visualizar exemplos que são conhecidos, e compreender melhor conceitos que muitas vezes não são bem entendidos por deficiência na didática utilizada. A regionalização dos livros didáticos também poderia proporcionar o incentivo à produção científico-didática por parte dos autores paraenses."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LIVROS DIDÁTICOS, AUTORES REGIONAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID9937_15082016225104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DORIELTON NUNES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DORIELTON NUNES"
    "autor_email" => "dorielton.barbosa@hotmail"
    "autor_ies" => "IFPA - CAMPUS ABAETETUBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da importância do uso de livros didáticos com temática regional no ensino de ciências no Estado do Pará. Como metodologia, foi feita uma análise de exemplos citados em um livro de ciências, utilizado durante o ano de 2016 no ensino do 5º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do Município de Abaetetuba, no Estado do Pará. O primeiro exemplo analisado tinha como objetivo retratar uma cadeia alimentar, e traz uma imagem de seres vivos presentes no Pantanal. Se fosse utilizado um exemplo retratando uma cadeia alimentar encontrada na Amazônia, que é o bioma predominante no Estado do Pará, o aprendizado dos alunos poderia ser melhor. Retratar exemplos como o de animais que participam na dispersão das sementes do miritizeiro (Mauritia flexuosa) nos livros didáticos fariam muito mais sentido para alunos que convivem com essa realidade, principalmente os ribeirinhos, do que tentar fazê-los imaginar situações que desconhecem. Outro exemplo presente no livro didático analisado, falando sobre maneiras de evitar o desperdício de energia elétrica, retrata o uso do chuveiro elétrico no banho. O que acontece é que a grande maioria dos alunos que fazem uso deste livro nunca ouviu falar, ou nem sabe para que serve um chuveiro elétrico, não sendo um exemplo prático para ajuda-los a economizar energia. Vale ressaltar que o livro possui bons exemplos, mas o enfoque que um livro regional daria para exemplos relacionados ao cotidiano paraense poderia ser muito maior, e didaticamente válido. Os alunos poderiam ter um aproveitamento muito melhor se pudessem visualizar exemplos que são conhecidos, e compreender melhor conceitos que muitas vezes não são bem entendidos por deficiência na didática utilizada. A regionalização dos livros didáticos também poderia proporcionar o incentivo à produção científico-didática por parte dos autores paraenses.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.