O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo formativo do docente universitário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que embasa a reflexão sobre os avanços e desafios enfrentados na formação docente. O contexto sociopolítico sob a ótica da agenda neoliberal vem impactando a política educacional e a organização pedagógica das instituições públicas e privadas, sobremaneira com a ampliação do acesso ao Ensino Superior desprovido de qualidade. Destarte, pesquisas indicam o elevado número de docentes sem formação pedagógica, inicial ou continuada, para atuar como professores universitários. Tal situação acentuou-se após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9394/96 ao transferir a responsabilidade para a própria instituição de ensino superior a definição do perfil profissional do docente, podendo, inclusive, sequer ter mestrado para assumir a docência superior bastando haver a necessidade deste profissional. A criatividade e a criticidade tendem a ocupar um papel relevante na formação docente, em especial na profissão docente universitária. As considerações finais que emergiram do artigo, apontam a necessidade de investimento na formação continuada dos professores, na qual a consolidação dos conhecimentos e saberes pedagógicos devem contribuir para a construção de uma identidade docente autônoma, emancipada e comprometida com um projeto revolucionário de educação e de sociedade e não para a subserviência ao jugo do capital.