O presente artigo resultou da conclusão da disciplina de Estagio Curricular Supervisionado III, oferecida no curso de Geografia – Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus de Caicó. Com isso o trabalho objetiva incitar uma discussão sobre como a prática do estagio e seus constantes desafios influenciam na formação do graduando para o exercício da docência. Para que fosse possível a realização do trabalho foi necessário fazer algumas observações in locus, entrevistas e levantamento bibliográfico de autores que discutem sobre a importância do estagio curricular, o ensino de Geografia e a importância do planejamento como ferramenta para execução da prática. As análises foram primeiramente empreendidas ao fazer uma pesquisa sobre os espaços que a escola disponibilizava para o acontecimento das aulas, assim como também fazer um apanhado dos materiais disponíveis em busca de produzir um planejamento adequado para cada aula que seria regida. A prática do estagio se configura como de extrema importância para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, visto que, possibilita ao estagiário adentrar na escola e aproveitar todas as nuances que o sistema escolar possibilita. Mesmo enfrentando dificuldades adversas, é através da atividade docente que o graduando projetará, de forma consciente, os desafios e as possibilidades que a profissão de educador possibilita para o seu progresso pessoal.