Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO APRENDIZAGEM Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19872
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3415
    "inscrito_id" => 41
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA"
    "resumo" => "No ensino de ciências, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nessa aparência, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, desta forma, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio José Vitorino de Medeiros para promover a interação entre teoria e prática para o ensino de química. Dessa forma, a presente proposta, teve como finalidade principal, utilizar atividades experimentais para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, buscou-se um vínculo maior, entre os conteúdos ministrados pelo professor da Química em sala de aula, e as atividades experimentais, realizadas, como atividade complementar. Foram realizadas três aulas experimentais de caráter demonstrativo investigativo para uma turma do segundo ano do ensino médio. Com base neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química, para os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Sossego-PB. Os resultados mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos assim demostrando um maior interesse por partes dos mesmos e estimulando a aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID41_19082016022202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19872
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3415
    "inscrito_id" => 41
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA"
    "resumo" => "No ensino de ciências, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nessa aparência, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, desta forma, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio José Vitorino de Medeiros para promover a interação entre teoria e prática para o ensino de química. Dessa forma, a presente proposta, teve como finalidade principal, utilizar atividades experimentais para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, buscou-se um vínculo maior, entre os conteúdos ministrados pelo professor da Química em sala de aula, e as atividades experimentais, realizadas, como atividade complementar. Foram realizadas três aulas experimentais de caráter demonstrativo investigativo para uma turma do segundo ano do ensino médio. Com base neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química, para os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Sossego-PB. Os resultados mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos assim demostrando um maior interesse por partes dos mesmos e estimulando a aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID41_19082016022202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON OLIVEIRA"
    "autor_email" => "edsoncosta38@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

No ensino de ciências, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nessa aparência, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, desta forma, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio José Vitorino de Medeiros para promover a interação entre teoria e prática para o ensino de química. Dessa forma, a presente proposta, teve como finalidade principal, utilizar atividades experimentais para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, buscou-se um vínculo maior, entre os conteúdos ministrados pelo professor da Química em sala de aula, e as atividades experimentais, realizadas, como atividade complementar. Foram realizadas três aulas experimentais de caráter demonstrativo investigativo para uma turma do segundo ano do ensino médio. Com base neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química, para os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Sossego-PB. Os resultados mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos assim demostrando um maior interesse por partes dos mesmos e estimulando a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.