No ensino de ciências, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos e investigação. Nessa aparência, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos alunos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, desta forma, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio José Vitorino de Medeiros para promover a interação entre teoria e prática para o ensino de química. Dessa forma, a presente proposta, teve como finalidade principal, utilizar atividades experimentais para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, buscou-se um vínculo maior, entre os conteúdos ministrados pelo professor da Química em sala de aula, e as atividades experimentais, realizadas, como atividade complementar. Foram realizadas três aulas experimentais de caráter demonstrativo investigativo para uma turma do segundo ano do ensino médio. Com base neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química, para os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Sossego-PB. Os resultados mostraram que a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada por meio da utilização de atividades experimentais e aulas diferenciadas envolvendo o cotidiano dos alunos assim demostrando um maior interesse por partes dos mesmos e estimulando a aprendizagem.