SILVA, Amanda Rodrigues Da. Perspectiva cônica: projetantes e feixes de luz. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21928>. Acesso em: 23/12/2024 05:12
A pesquisa apresentada, faz parte da primeira fase de um experimento desenvolvido, onde a segunda fase estará presente em um trabalho futuro. Esta tem como intuito expor a importância da prática no ensino da geometria, especificamente do conteúdo de perspectiva cônica, fazendo relação com a interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi a Design de Experimento, seguindo o método “Classroom experiments” onde são realizadas experiências em sala de aula, em que um grupo de investigação atua na sala de aula colaborativamente com o professor. O experimento deu-se em forma de oficina, aplicada no 2º ano do ensino médio, do Colégio de Aplicação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), na disciplina de Geometria Gráfica, num total de 12 alunos, com faixa etária de 16 anos, tendo como conteúdo a perspectiva cônica relacionada com a óptica geométrica, onde foi utilizado o uso de sombras, para que os alunos observassem a passagem de uma representação 3D de um objeto, para uma representação 2D, ou seja, partindo de um modelo físico, para um inscrito no papel, tendo como material de apoio 3 peças vazadas de formatos diferentes, papéis manteiga no tamanho industrial e lanterna utilizada para fazer a projeção das peças no papel. O objetivo principal é apresentar a relevância do contato dos alunos com o real e a relação dos mesmos com os conteúdos vistos em sala de aula nas diversas disciplinas, além de apresentar a importância da interdisciplinaridade, sobretudo quando está associada ao cotidiano. Aqui será apresentada a importância da prática dos conteúdos geométricos a partir de materiais manipuláveis e a associação entre perspectiva cônica e a física óptica.