No contexto educacional brasileiro contemporâneo, temos presenciado o uso corrente de termos como “educar para a cidadania”, “formar cidadãos”, dentre outros, sempre relacionados à educação enquanto um viés de promoção da cidadania, compreendida como condição sine qua non para o processo de emancipação humana. No âmbito da Educação Infantil, não é diferente. Como primeira etapa da educação básica, as políticas públicas atuais têm procurado corrigir anos de descaso, nos quais ela era oferecida exclusivamente de forma assistencialista, em creches e pré-escolas, caraterizadas como “depósitos” de crianças, onde elas ficavam “guardadas” para as mães trabalharem. Estudiosos como Charlot (2009), Ribeiro (2002), Medeiros (2006), Kramer (2006; 2011), Oliveira (2007), Ariès (1981), forneceram embasamentos teóricos para esta discussão da temática apresentada. Como objetivo, buscamos discutir os significados de cidadania, de educação, na perspectiva perceber a Educação Infantil enquanto espaço de construção da cidadania. A metodologia adotada foi revisão bibliográfica, cujas referências já foram elencadas. Mediante os estudos realizados, concluímos que a Educação Infantil é um espaço de construção da cidadania? Este foi o questionamento que nos propomos a responder a partir das reflexões aqui feitas. Concluímos que muita coisa mudou. Hoje, o contexto educativo referente à Educação Infantil é uma preocupação presente nas políticas públicas, uma vez que este nível de ensino, definido como a primeira etapa da educação básica, atende a crianças de zero a cinco anos (sendo de 0 a 3 anos em creches e de 4 a 5 anos em pré-escola). Esta faixa etária é, segundo estudiosos e especialistas, onde ocorre a gênese da personalidade, a partir do delineamento das principais características psíquicas, baseadas nas relações interpessoais estabelecidas com familiares, com outras crianças, com outros adultos, com o meio ambiente. Sendo assim, a educação cidadã, na perspectiva de formar homens livres e humanos, inicia-se sim na Educação Infantil. Ela é espaço de construção da cidadania. Como mencionado anteriormente, muita coisa mudou. E estas mudanças tem contribuído para a construção da Educação Infantil enquanto espaço democrático, onde cuidado e educação caminham de forma paralela, sem haver distinções étnicas, sociais, raciais; onde se tem ampliadas as possibilidades de aprendizado e de compreensão do respeito ao próximo e ao meio ambiente, a valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum e às diferentes culturas.