Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO PARA A DESCOBERTA DOS SENTIDOS NAS CHARGES

Palavra-chaves: LETRAMENTO, CHARGE, CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19722
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 4725
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO PARA A DESCOBERTA DOS SENTIDOS NAS CHARGES"
    "resumo" => "RESUMO: Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade no 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CHARGE, CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID4725_02072016135733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA DA SILVA GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA GONZAGA"
    "autor_email" => "leticialetrasilva@hotmail"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19722
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 240
    "inscrito_id" => 4725
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO PARA A DESCOBERTA DOS SENTIDOS NAS CHARGES"
    "resumo" => "RESUMO: Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade no 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CHARGE, CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID4725_02072016135733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA DA SILVA GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA GONZAGA"
    "autor_email" => "leticialetrasilva@hotmail"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO: Sabemos que a compreensão da charge, na maioria das vezes é desafiadora para alguns discentes e leitores em geral, porque muitos têm dificuldade de compreender a mensagem implícita nas entrelinhas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar a contribuição do Letramento para a construção dos sentidos nas charges, bem como discutir sobre esse gênero como um importante instrumento pedagógico no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos associados aos conhecimentos linguísticos para a formação de sentidos. Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter interpretativo que visa o diálogo entre os elementos visuais e textuais para a formação dos sentidos pautada na Linguística Aplicada. Como proposta de trabalhado foi desenvolvida uma atividade no 3º do ensino médio, a qual apresentou a charge como instrumento que possibilita a ativação dos conhecimentos linguísticos, textuais e cognitivos dos alunos, fator esse de suma importância para a formação da consciência crítica e reflexiva, tornando-os capazes de interagir em diversos contextos comunicativos. Portanto, esse trabalho possibilitou mostrar os possíveis efeitos de sentidos causados pelo uso da charge, gênero esse que se apresenta também, como um recurso didático pedagógico que enriquece o processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.