Este trabalho surgiu da necessidade de fazer-se uma reflexão sobre o ensino de Geografia e sua contribuição na formação do sujeito crítico e participativo no ensino fundamental da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias, em Várzea Branca, Pi, analisando então a concepção dos professores de Geografia da referida escola. Para a realização deste trabalho, foram traçados alguns objetivos, tendo como principal refletir sobre a importância da educação geográfica na formação do individuo e de sua relação com o meio, e como específicos analisar os avanços e os desafios relacionados a disciplina de Geografia, e entender sua contribuição para a compreensão da realidade. A análise foi realizada com base em pesquisas bibliográficas, e entrevistas com professores do ensino fundamental I e II, para entender a percepção dos mesmos sobre o ensino de Geografia. Diante das entrevistas, constatou- se que a Geografia é de fundamental importância para a compreensão do mundo e dos fenômenos geográficos, mas ainda não é valorizada como deveria, pois alunos e professores não se dão conta do potencial que esta disciplina tem a oferecer. Contudo faz- se necessário entender que a Geografia está presente no cotidiano do sujeito possibilitando- lhe pensar livremente e agir de forma consciente e responsável diante dos desafios da contemporaneidade.