Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a avaliação de produção textual no ensino da Língua Portuguesa. Para realizar uma avaliação na perspectiva da interação social, inicialmente temos que repensar na proposta de ensino da escrita em sala de aula, pois a metodologia aplicada deve ser aliada a ludicidade para proporcionar uma visão ampla que envolve a dinâmica do processo avaliativo. A partir do projeto: Emília já veio ao Damião e esse ano resolveu voltar, o qual foi desenvolvido com os alunos do 4º ano, para estimular o ato de escrever e ao mesmo tempo ser colocada em pratica uma forma de avaliar com o intuito de contribuir para a função social da avaliação. Vale ressaltar que para esta forma de avaliação os professores e todos os envolvidos no contexto precisam quebrar alguns paradigmas a respeito da avaliação. Assim percebemos que o ato de avaliar não deve ser pautado num instrumento de punição, mas sim em algo que venha a contribuir para desenvolver as competências atreladas ao ensino da Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Avaliação, Produção textual, Ensino.