O estudo objetivou analisar e refletir sobre a abordagem em diversidade sexual e de gênero através dos instrumentos de gestão, enfatizando a importância da escola enquanto lócus privilegiado para a discussão em diversidade sexual e humana. A pesquisa abordou a relevância da reflexão sobre diversidade sexual e de gênero nos espaços institucionais de ensino, tomando como base o documento central da escola, o Projeto Político Pedagógico, possibilitando a compreensão do espaço escolar como local de (des) acolhimento das diversidades. Realizou-se também análise documental do Projeto Político Pedagógico – PPP de uma escola estadual de educação profissional localizada na cidade de Aracati, Ceará, que revelou-se um instrumento de gestão preocupado quase que exclusivamente com a profissionalização de jovens e que faz apologia a uma “cultura aceita socialmente”. Por fim, o estudo possibilita importantes reflexões sobre diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar, realizando um diálogo interessante entre a análise documental e a bibliografia utilizada que contem as obras de Dias e De Oliveira (2015), Araújo e Camargo (2012), , Bortolini (2011), Junqueira (2009) e Louro (2004).