Este estudo objetivou conhecer a relação entre violência escolar e qualidade de vida (QV) no contexto de jovens e adolescentes inseridos no âmbito do ensino fundamental e médio da cidade de João Pessoa. Para isso, contou-se com uma amostra de 265 alunos de escolas públicas e privadas, com idades entre 10 e 21 anos (M =14,41; DP =2,09), a maioria do sexo masculino (51,5%), os quais responderam ao Inventário de Indicadores de Violência na Escola (IIVE), o instrumento de Qualidade de vida (WHOOL bref), e um questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram haver correlações estatisticamente significativas entre os domínios da qualidade de vida e a violência escolar, demonstrando que quanto mais manifestações de violência na escola e ocorrências pessoais relacionadas à violência escolar, menor é a qualidade de vida dos jovens e adolescentes. Além disso, verificaram-se diferenças estatiscamente significativas entre os sexos quanto à violência escolar, no entanto, no que se refere à QV não foram encontradas diferenças significativas em função do sexo. Esses achados indicam que independente do sexo, estar envolvido na violência escolar é condição suficiente para influenciar negativamente a QV dos jovens e adolescentes. Frente a essas considerações, acredita-se que as reflexões da presente pesquisa podem contribuir para o estudo nesse âmbito, bem como, subsidiar a elaboração de políticas públicas e técnicas de intervenções, que se voltem ao enfrentamento da violência na escola tendo em vista a prevenção e promoção da saúde.