TESTE DE DINAMOMETRIA COM E SEM ESTÍMULO INTRÍNSECO EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESTREINADAS
"2016-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19523 "edicao_id" => 43 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 2585 "titulo" => "TESTE DE DINAMOMETRIA COM E SEM ESTÍMULO INTRÍNSECO EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESTREINADAS" "resumo" => "A geração de força muscular é uma variável importante tanto para aspectos de saúde como para caráter estético. O estímulo intrínseco (grito) é uma ferramenta que tem sido identificada como uma maneira que estimular a produção de força. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a diferença entre a produção de força muscular em contrações máximas de esforço voluntário com e sem estímulo intrínseco (grito individual) em mulheres. Para isso, dez estudantes de educação física destreinadas com idade média de 26,5±5,35 anos tiveram sua força muscular mensurada através da técnica de dinamometria. Elas foram instruídas a se posicionarem corretamente sobre o equipamento, aplicando a maior força possível no movimento de extensão da coluna associado aos membros inferiores. A amostra foi dividida em dois grupos, sendo que o grupo 1 (G1) não recebeu nenhuma orientação além da elementar para realização do teste, enquanto e o grupo 2 (G2) foi orientado a executar a primeira tentativa em absoluto silêncio e a segunda com aplicação do estímulo intrínseco (grito individual). Os dados foram avaliados pelo programa estatístico SPSS versão 21.0. Os resultados do estudo indicam que o grupo 1 não apresentou diferenças entre as tentativas, enquanto o grupo 2 teve um aumento considerável nos níveis de força (p=0,04). Assim, percebe-se que o estímulo intrínseco (grito individual) parece exercer influência sobre a produção de força máxima durante a execução do teste de dinamometria." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-10: EDUCAÇÃO FÍSICA" "palavra_chave" => "FORÇA, ESTIMULO INTRÍNSECO, DINAMOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD4_SA10_ID2585_30052016185444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-09 19:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA " "autor_email" => "personal.luciano@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA - IESP " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conbracis" "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016" "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg" "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19523 "edicao_id" => 43 "trabalho_id" => 627 "inscrito_id" => 2585 "titulo" => "TESTE DE DINAMOMETRIA COM E SEM ESTÍMULO INTRÍNSECO EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESTREINADAS" "resumo" => "A geração de força muscular é uma variável importante tanto para aspectos de saúde como para caráter estético. O estímulo intrínseco (grito) é uma ferramenta que tem sido identificada como uma maneira que estimular a produção de força. Assim, o objetivo desse estudo foi verificar a diferença entre a produção de força muscular em contrações máximas de esforço voluntário com e sem estímulo intrínseco (grito individual) em mulheres. Para isso, dez estudantes de educação física destreinadas com idade média de 26,5±5,35 anos tiveram sua força muscular mensurada através da técnica de dinamometria. Elas foram instruídas a se posicionarem corretamente sobre o equipamento, aplicando a maior força possível no movimento de extensão da coluna associado aos membros inferiores. A amostra foi dividida em dois grupos, sendo que o grupo 1 (G1) não recebeu nenhuma orientação além da elementar para realização do teste, enquanto e o grupo 2 (G2) foi orientado a executar a primeira tentativa em absoluto silêncio e a segunda com aplicação do estímulo intrínseco (grito individual). Os dados foram avaliados pelo programa estatístico SPSS versão 21.0. Os resultados do estudo indicam que o grupo 1 não apresentou diferenças entre as tentativas, enquanto o grupo 2 teve um aumento considerável nos níveis de força (p=0,04). Assim, percebe-se que o estímulo intrínseco (grito individual) parece exercer influência sobre a produção de força máxima durante a execução do teste de dinamometria." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-10: EDUCAÇÃO FÍSICA" "palavra_chave" => "FORÇA, ESTIMULO INTRÍNSECO, DINAMOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD4_SA10_ID2585_30052016185444.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-09 19:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA " "autor_email" => "personal.luciano@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA - IESP " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conbracis" "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016" "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg" "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }