A água é maior substância presente nos seres vivos, em termos percentuais e a mais importante, nos organismos vivos. A água substância essencial aos seres vivos, em contrapartida, utilizada sem padrões de qualidade, parâmetros e atentamente a legislação, tem gerado problemas de saúde, e casos de óbitos bastante expressivos. Identificar problemas de potabilidade, em escolas de educação básica da rede pública nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) presentes no Vale do São Francisco. A pesquisa foi realizada entre julho e setembro de 2015, utilizando como instrumento de coleta de dados Formulários semiestruturados aplicados com os gestores das instituições, bem como através da Observação das condições de infraestrutura das escolas. Os dados desse estudo correspondem a um recorte da pesquisa realizada pelo Projeto Escola Verde (PEV), desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Para facilitar a análise, os dados foram tabelados e expostos em forma de gráfico utilizando o Programa Microsoft Excel15.0 (Office 2013). A pesquisa revelou que dentre as 15 escolas investigadas em ambas as cidades, quatro (27%) tem problemas com a potabilidade na utilização da água, oito (53%) não tem problemas com potabilidade (20%) só tem problemas com bebedouros inadequados. Dentre as duas cidades Petrolina-PE possui (30%) do número de escolas com problemas de potabilidade. A ingestão de água em escolas, que tem problemas com a potabilidade não é recomendável, devido aos riscos constantes de contaminação e contração de doenças de veiculação hídrica.
Escolas, Padrões de qualidade, Potabilidade