Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS POR JOVENS ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e a gravidez na adolescência são consequências gravíssimas do não uso de métodos contraceptivos, portanto torna-se imprescindível que a prevenção tenha enfoque prioritário, sobretudo nas escolas, uma vez que o alvo das ações é a população jovem. As modificações do desenvolvimento físico e psicológico nesta fase, no qual advêm mudanças significativas no corpo, seguidas pelo surgimento da afetividade, do interesse sexual e de grandes conflitos comportamentais, como a ansiedade, a timidez, a angústia, a insegurança e a instabilidade, pode interferir no processo natural do seu desenvolvimento. A facilidade ao acesso a drogas lícitas e ilícitas também contribuem para atitudes impensadas, por exemplo, o álcool que provoca desinibição e euforia interferindo diretamente na tomada de decisões tornando-se um meio para atitudes imprudentes como o sexo desprotegido, pois o mesmo é uma substância psicoativa que regula a sensação de prazer, de humor e que também desencadeia ansiedade. Assim, há necessidade efetiva de educação sexual permanente nas escolas e é através da conscientização que acreditamos que possa haver uma diminuição no crescente número de casos de ISTs/ AIDS e gravidez indesejada. Optamos pelo relato de experiência da vivência obtida através do projeto de extensão sob o tema: métodos contraceptivos. O nosso estudo está sendo desenvolvido por discentes do curso de Técnico em enfermagem e por docentes do curso, supervisores do projeto, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Belo Jardim, município situado à 172Km da capital Recife, no agreste meridional Pernambucano, com os jovens escolares do Ensino médio e é a título de observação, possibilitando que os aspectos referentes ao objetivo do estudo sejam observados, descritos e documentados e que o significado e relevância dos fenômenos, com suas dimensões e variações, sejam aprofundados e descritos.

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