RESUMO
A história da educação formal em Guiné-Bissau não é animadora; nos últimos anos, contudo, têm surgido novas políticas e programas com vista ao melhoramento do sistema educativo, com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino público e das praticas pedagógicas em busca de uma educação de qualidade. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, na qual pretendemos analisar o atual sistema educativo guineense, prioridades que devem ser concretizadas pelo Estado, e apontar sugestões de caminhos que possam ajudar na construção de uma educação de qualidade no país, tomando em conta seu próprio contexto. Para isso, procuramos entender quais são os principais desafios e obstáculos a serem enfrentados. Adota-se, neste trabalho uma metodologia explicativa que propõe uma análise a partir do levantamento dos textos elaborados pelos pesquisadores que enveredaram por essa área e alguns Organismos Internacionais e ONG’s que atuam na área da educação na Guiné-Bissau. Concluímos que o sistema educativo vigente no país carece de alguns componentes que consideramos importantes para o avanço do processo. Além disso, apontamos para o fato de que novos sistemas precisam ser elaborados, de maneira a contextualizar a realidade guineense, sem ter que copiar sistemas das outras realidades que são completamente diferentes.