Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SITUAÇÃO DO ENSINO PUBLICA EM GUINÉ-BISSAU: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Palavra-chaves: SISTEMA EDUCATIVO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Filosofia e Sociologia da Educação
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      RESUMO \r\n
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      A história da educação formal em Guiné-Bissau não é animadora; nos últimos anos, contudo, têm surgido novas políticas e programas com vista ao melhoramento do sistema educativo, com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino público e das praticas pedagógicas em busca de uma educação de qualidade. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, na qual pretendemos analisar o atual sistema educativo guineense, prioridades que devem ser concretizadas pelo Estado, e apontar sugestões de caminhos que possam ajudar na construção de uma educação de qualidade no país, tomando em conta seu próprio contexto. Para isso, procuramos entender quais são os principais desafios e obstáculos a serem enfrentados. Adota-se, neste trabalho uma metodologia explicativa que propõe uma análise a partir do levantamento dos textos elaborados pelos pesquisadores que enveredaram por essa área e alguns Organismos Internacionais e ONG’s que atuam na área da educação na Guiné-Bissau. Concluímos que o sistema educativo vigente no país carece de alguns componentes que consideramos importantes para o avanço do processo. Além disso, apontamos para o fato de que novos sistemas precisam ser elaborados, de maneira a contextualizar a realidade guineense, sem ter que copiar sistemas das outras realidades que são completamente diferentes.
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Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

RESUMO A história da educação formal em Guiné-Bissau não é animadora; nos últimos anos, contudo, têm surgido novas políticas e programas com vista ao melhoramento do sistema educativo, com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino público e das praticas pedagógicas em busca de uma educação de qualidade. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, na qual pretendemos analisar o atual sistema educativo guineense, prioridades que devem ser concretizadas pelo Estado, e apontar sugestões de caminhos que possam ajudar na construção de uma educação de qualidade no país, tomando em conta seu próprio contexto. Para isso, procuramos entender quais são os principais desafios e obstáculos a serem enfrentados. Adota-se, neste trabalho uma metodologia explicativa que propõe uma análise a partir do levantamento dos textos elaborados pelos pesquisadores que enveredaram por essa área e alguns Organismos Internacionais e ONG’s que atuam na área da educação na Guiné-Bissau. Concluímos que o sistema educativo vigente no país carece de alguns componentes que consideramos importantes para o avanço do processo. Além disso, apontamos para o fato de que novos sistemas precisam ser elaborados, de maneira a contextualizar a realidade guineense, sem ter que copiar sistemas das outras realidades que são completamente diferentes.

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Comentários

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  • Mamudú Candé

    A educação Guineense precisa de uma reciclagem seria para que possamos ter uma boa qualidade de ensino.

    24/03/2023 09:45:28
  • Domingos Danfá

    Só esforso para melhorar ençino no Guiné Bissau .

    08/01/2022 20:27:49
  • Oscar victor Nabna

    O méu opinião é para melhorar éncino da Guiné Bissau

    13/12/2021 09:26:08
  • Oscar victor Nabna

    O méu opinião é para melhorar éncino da Guiné Bissau

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