Este artigo é o resultado da primeira fase de um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica-PIBIC da Universidade Federal do Amazonas-UFAM realizado em uma Escola Estadual do município de Parintins na mesorregião do Baixo Amazonas, propondo o diálogo da importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Síndrome de Asperger (CID F84.5). Durante seis meses observou-se o cotidiano do aluno e seus professores de classe comum do ensino regular e multifuncional, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem assim como o aluno convive frente à sociedade que está inserido. Dialogando os possíveis conteúdos escolares por meio do lúdico com esse aluno, pois, o lúdico pode apresentar uma perspectiva essencial para se trabalhar com o nosso objeto de pesquisa, visto que, com as atividades lúdicas a criança com Síndrome de Asperger aprende a construir novos conhecimentos, contribuindo para um melhor amadurecimento cognitivo, afetivo, psicomotor e linguístico, estimulando o seu desenvolvimento de novas habilidades, assim, promovendo sua interação social. Neste pensar é de fundamental importância criar um ambiente acessível para que este processo ocorra, estimulando o ensino e respeitando o tempo da criança.