A Química está relacionada ás necessidades básicas dos seres humanos – alimentação, vestuário, saúde, moradia, transporte, etc. – e todo cidadão deve compreender esses fatores. O aprendizado da Química é vital para o entendimento de absolutamente tudo o que nos rodeia, permitindo traçar parâmetros para avaliar o nosso desenvolvimento social e econômico e, com isso, exercer nossa cidadania. O ensino de química deve possibilitar a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada para que os indivíduos possam agir como indivíduos e cidadãos de uma sociedade em constante mudança. Assim, a formação docente deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva, que forneça aos futuros professores os meios para um pensamento crítico e que facilite as dinâmicas de autoformação participada, que implica num investimento pessoal, buscando construir uma identidade, que é também uma identidade profissional. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo avaliar a formação de professores de química e o reflexo em sua prática docente. Utilizou-se como metodologia a perspectiva etnográfica, com observação de aulas, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Verificou-se que os professores tomados como amostra possuem uma excelente prática pedagógica, no entanto, são carentes de recursos tecnológicos, pedagógicos para execução e melhoria de suas aulas, desta forma impossibilitando o desenvolvimento de aulas práticas e interativas que permitam a inter-relação com o cotidiano dos alunos, isentas de contextualização e distante da realidade dos alunos e muitas vezes ultrapassadas.