O presente estudo situa-se na área da Educação Especial trazendo como tema central a didática na alfabetização dos surdos. A pesquisa analisa aspectos relevantes como: educação, história dos surdos, educação dos surdos no mundo e no Brasil, Libras, Educação Bilíngüe e a didática na alfabetização dos surdos, objetivando analisar o processo da alfabetização de surdos em duas escolas da rede municipal de Parnaíba, estudar a Língua Brasileira de Sinais, analisar os métodos didáticos utilizados no processo de alfabetização em Libras e reconhecer a importância da ludicidade no ensino da Libras. A pesquisa inicialmente bibliográfica, veio a campo desenvolvida no município de Parnaíba e contou com a participação de quatro professoras da educação especial por meio de entrevista efetivando assim nosso estudo. Alguns autores imprescindíveis embasaram a concretização teórica do trabalho: Brasil (2010), Buíssom (1943), Carmo (1991), Capovilla (2001), Goldfeld (2002) dentre outros de igual importância para realização desse estudo. Após a realização da pesquisa, conclui-se que a alfabetização dos surdos em Parnaíba, ainda encontra-se muito distante da realidade desejada, na qual são necessárias muitas mudanças na prática docente.