Resumo: O artigo faz referência sobre a Educação Científica e a relação jurídica do homem amazônico na execução do projeto de manejo comunitário de quelônios amazônicos Pé-de-Pincha, desenvolvido no município de Parintins – AM, na escola municipal da comunidade rural de São Pedro do Parananema. A proposta foi desenvolvida em vista de compreender a problemática do Homem Amazônico com a Legislação Ambiental. Para tal foi utilizada à perspectiva metodológica do estudo de caso, somada a revisão bibliográfica da temática ambiental a partir no Brasil chegando ao município de Parintins, lugar da atuação do projeto. Verificou-se que a problemática do homem amazônica é pouco conhecida, sob a ótica da dimensão jurídica, e embora o Estado do Amazonas, tenha uma das legislações mais avançadas do País, nos termos da Lei nº 3.135/97, ainda existe inúmeras dificuldades na consolidação do um modelo de desenvolvimento, econômico, político e social, que na base legal, oportunize aos moradores ribeirinhos da Amazônia, uma forma de recompensa pelos serviços prestados à humanidade, na manutenção do bioma amazônico, sobretudo no que se refere à contribuição do Projeto Pé-de-Pincha na educação científica de estudantes das séries inicias e as perspectivas positivas sobre a Alfabetização científica através da participação da escola em projetos ambientais. As atividades do projeto têm contribuído para o ensino de ciência, movido por relações jurídicas que se constituem em uma forte ferramenta para educar o homem diante da caça predatória das espécies.