O presente estudo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso -TCC , que visa discorrer sobre a rotina na educação infantil como meio de inserção das crianças nas relações sociais. Tendo como objetivo compreender de que forma a organização da rotina na Educação Infantil pode se constituir como meio de inserção das crianças nas relações sociais. Refletir sobre a rotina na educação infantil é reconhecer que quando bem organizada e planejada possibilita às crianças vivenciarem experiências sociais e adquirirem novos conhecimento, bem como permite situá-la na relação tempo-espaço.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na fenomenologia, estruturado como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da observação direta com intuito de conhecer a especificidade do universo que se propõe investigar, assim como entrevista semi-estruturada que deram subsídios para a construção das analises interpretativas acerca das percepções enunciadas pelos sujeitos enfocados na pesquisa. O estudo foi sustentado pelos pressupostos teóricos de Kramer (2006), Campos & Rosemberg (2009), Proença (2004), e entre outros que versam sobre o tema, onde evidenciam a criança como um ser que age sobre o meio que a cerca de um jeito próprio. O percurso investigado demonstrou que, a rotina pode se constituir em oportunidade de inserção mais estável e segura para a criança que ingressa pela primeira vez na pré-escola, à medida que professor, diretor, familiares, e entre outros valorizem esse momento tão significativo na vida da criança no novo espaço de convivência, sentido definitivo que garante cuidar e educar de maneira integrada.