Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A INCLUSÃO, O DESENVOLVIMENTO DO DEFICIÊNTE VISUAL E AS PRATICAS PEDAGÓGICAS DE INTEGRAÇÃO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA VISUAL, ESCOLARIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Inclusiva
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Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa em andamento, cujo objetivo geral é discutir e refletir sobre a inclusão escolar, particularmente de deficientes visuais, visto que é direito de todos a inclusão social, o direito à educação e à escola. Pretendemos informar, conscientizar e promover reflexões sobre os desafios, a legislação e a trajetória de vida e de escolarização de um deficiente visual, bem como suas necessidades, seus obstáculos e os métodos atualmente usados para tornar esta inclusão possível. Este artigo tem como objetivo resumir e demonstrar os avanços e resultados da pesquisa relacionada, como também promover o conhecimento na área da educação para deficientes visuais. Destaca-se os dados escolares brasileiros de matrícula, permanência e evasão destes alunos, bem como atitudes e valores que fazem perpetuar a exclusão do não vidente das escolas até hoje. O resultado esperado desta pesquisa é promover o conhecimento, a quebra de preconceitos, a mudança de atitudes e mostrar que as impossibilidades perdem lugar para a coragem e a determinação de quem acredita e quer vencer.

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