Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 50
MEMÓRIAS DE EDUCADORAS DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE: FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: Educadoras, Memórias, Práticas Educativas Comunicação Oral 12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo

MEMÓRIAS DE EDUCADORAS DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPEfragmentos da história da educação da ParaíbaDayana Caroline Silva Santos (1); Francymara Antonino Nunes de Assis (2); Crislaine de Souza Ataíde (3)Centro de Ciências Aplicadas e Educação/Departamento de Educação/PROLICENResumoEsta pesquisa fez parte do projeto Memórias de Educadoras do Município de Mamanguape: fragmentos da história da educação da Paraíba, vinculada ao Prolicen/UFPB, 2011 e ao CEPEDUC – Centro de Pesquisa e Documentação da História e Memória da Educação do Vale do Mamanguape – PB. Trata-se de uma primeira abordagem das narrativas sobre a trajetória de vida e profissional de educadoras da rede pública do município de Mamanguape. A pesquisa encontra-se em fase de levantamento e catalogação das fontes, o que permite a construção das primeiras análises. As narrativas que compõem este artigo são resultantes de entrevistas realizadas em junho de 2011. As entrevistas seguiram um roteiro previamente definido e foram gravadas e transcritas na íntegra. O objetivo é analisar, por meio de relatos orais de vida, saberes e práticas educativas das educadoras em destaque, com ênfase no que foi lembrado sobre os primeiros anos da formação profissional e atuação docente. Para tanto, utilizamos as contribuições teóricas da nova história cultural, na perspectiva do enfoque da vida cotidiana, e a orientação metodológica da história oral de vida. Na construção desta pesquisa, ganha importância o substrato da memória das mulheres e a reconstituição de suas histórias de vida, que foram e são permeadas por experiências que revelam, desde muito cedo, um contato com o universo escolar atravessado por relações afetivas. A apreciação de suas falas permite desvelar, mesmo que de forma parcial, um conjunto de saberes originados de vários momentos da trajetória de vida das educadoras, que as conduziram a filtrar saberes compatíveis com sua personalidade, formação docente, experiência profissional e ideais educativos, para objetivá-los no cotidiano escolar.Palavras-chave: Educadoras; Memória; Práticas educativas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.