O presente relato é uma versão ampliada de outro, apresentado na III Escola de Inverno de Educação Matemática, na UFSM (RS) em 2012.2. O objetivo é socializar uma experiência desenvolvida no PIBID por alunos de Licenciatura em Matemática (UFPE- CAA), numa escola estadual, em Caruaru (PE). A experiência vivenciada em 2011.2 com alunos do 9º ano e primeiro ano do ensino médio, diz respeito à aplicação de uma gincana matemática com o intuito motivacional. O marco teórico da dimensão lúdica foi construído com Guzmán (1990), Lima (1991), Berloquin (1991) e Siqueira (2001), dentre outros; e a abordagem sobre avaliação no ensino foi ancorada em Esteves (1972), Piletti (1986), Vasconcelos (1995) e Dante (2007). Como avaliação da experiência, constatou-se que foi exitosa, considerando os conteúdos abordados e a repercussão junto aos alunos. Após a aplicação da atividade, em diálogos informais entendemos que além de atividade lúdica, a gincana pode ser usada como instrumento de avaliação