Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UTILIZANDO A CALCULADORA CIENTÍFICA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: CALCULADORA, SALA DE AULA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Relato de Experiência (RE) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1333
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "UTILIZANDO A CALCULADORA CIENTÍFICA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, buscamos explicitar tanto as resistências como as contribuições do uso da calculadora nas aulas de Matemática. Tal trabalho surgiu da nossa preocupação em sala de aula em tentar mostrar que a Matemática pode ser trabalhada de maneira a despertar no aluno a curiosidade para desenvolver o seu aprendizado e, nessa busca, percebemos que a calculadora é um recurso que pode contribuir com um ensino-aprendizagem de Matemática, quando o trabalho realizado envolve uma prática de Resolução de Problemas No desenvolvimento deste trabalho, utilizamos a metodologia de pesquisa denominada pedagógica, onde o professor realiza um estudo sobre sua própria sala de aula e assim, pode fazer uma reflexão de sua prática que poderá contribuir para um processo de ensino-aprendizagem de melhor qualidade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, SALA DE AULA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_162.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONNYLSON CESAR DE OLIVEIRA FONCECA"
    "autor_nome_curto" => "RONNYLSON CESAR"
    "autor_email" => "roni3p@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1333
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "UTILIZANDO A CALCULADORA CIENTÍFICA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, buscamos explicitar tanto as resistências como as contribuições do uso da calculadora nas aulas de Matemática. Tal trabalho surgiu da nossa preocupação em sala de aula em tentar mostrar que a Matemática pode ser trabalhada de maneira a despertar no aluno a curiosidade para desenvolver o seu aprendizado e, nessa busca, percebemos que a calculadora é um recurso que pode contribuir com um ensino-aprendizagem de Matemática, quando o trabalho realizado envolve uma prática de Resolução de Problemas No desenvolvimento deste trabalho, utilizamos a metodologia de pesquisa denominada pedagógica, onde o professor realiza um estudo sobre sua própria sala de aula e assim, pode fazer uma reflexão de sua prática que poderá contribuir para um processo de ensino-aprendizagem de melhor qualidade."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, SALA DE AULA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Relato_162.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONNYLSON CESAR DE OLIVEIRA FONCECA"
    "autor_nome_curto" => "RONNYLSON CESAR"
    "autor_email" => "roni3p@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos explicitar tanto as resistências como as contribuições do uso da calculadora nas aulas de Matemática. Tal trabalho surgiu da nossa preocupação em sala de aula em tentar mostrar que a Matemática pode ser trabalhada de maneira a despertar no aluno a curiosidade para desenvolver o seu aprendizado e, nessa busca, percebemos que a calculadora é um recurso que pode contribuir com um ensino-aprendizagem de Matemática, quando o trabalho realizado envolve uma prática de Resolução de Problemas No desenvolvimento deste trabalho, utilizamos a metodologia de pesquisa denominada pedagógica, onde o professor realiza um estudo sobre sua própria sala de aula e assim, pode fazer uma reflexão de sua prática que poderá contribuir para um processo de ensino-aprendizagem de melhor qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.