ResumoO presente artigo trata de uma análise sobre a pesquisa de opinião realizada virtualmente, com 106 (cento e seis) aprendentes do Curso de Pedagogia da UFPB/Virtual nos períodos 2011/2012 - 01, com objetivo de coletar alguns dados nesse registro. Buscamos saber as expectativas, concepções e experiências dos aprendentes de acordo com suas ideias, palavras ou expressões, sobre “O que é ser um aluno virtual”, onde as respostas são livres e não existem respostas certas ou erradas. Decorre disso, a solicitação feita por meio de questionário, onde cada um deveria citar 05 (cinco) palavras ou expressões que lhe vêm à mente sobre “O que é ser um aluno virtual” e das 05 (cinco) palavras ou expressões citadas selecionar as duas que considerar de maior importância. Por fim, podemos chegar a uma síntese representativa da opinião dos respondentes, embora que apenas uma amostragem, do que é ser um aluno virtual. Devemos levar em conta a opinião daqueles que se dispusera a responder a presente pesquisa. Como conclusão, na concepção dos entrevistados o aluno virtual é visto como um aprendente dedicado, compromissado, perseverante, responsável e com tempo disponível para pesquisa e habilitado para desenvolver sua autonomia.Palavras-chave: Tempo, Autonomia, Compromisso, Pesquisa.