Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

SEQUÊNCIAS NO 3.º CICLO EM PORTUGAL

Palavra-chaves: SEQUÊNCIAS, REPRESENTAÇÕES, PENSAMENTO ALGÉBRICO Comunicação Científica (CC) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
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Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB) (ME, 2007), de Portugal, preconiza desde o 1.º ciclo o trabalho com padrões geométricos e, com regularidades e sequências numéricas. Porém, é no 3.º ciclo que a utilização da linguagem algébrica é institucionalizada, nomeadamente, com o objetivo de expressar generalizações, representando o termo geral de uma sequência e desenvolver a capacidade de abstração nos alunos. Entre os tópicos que poderiam ser o foco deste trabalho, foi escolhido o das Sequências e Regularidades por ser um tema novo no PMEB. O tópico das Sequências e Regularidades tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Por isso, tendo sido abordado anteriormente, pretende-se descrever, analisar e interpretar as estratégias, os erros e as dificuldades dos alunos na resolução das tarefas. Os alunos se interessam por este assunto, entretanto apresentam certas dificuldades, principalmente na parte das generalizações.

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